O protagonista da nossa história de hoje enxerga fortes conexões entre as pessoas e o turismo, define o setor como humano, capaz de ampliar as interfaces culturais, promover prosperidade e a paz mundial. Ele é Omar Valdez, diretor executivo da UNWTO Academy, o braço operativo da Organização Mundial do Turismo dedicado à educação e gestão do conhecimento em turismo.

Argentino de Mar del Plata, atualmente é uma figura respeitada no setor turístico mundial. Formado em Marketing e Comunicação, teve seu primeiro contato com turismo em 1993, quando trabalhou como motorista de um hotel em Buenos Aires, transportando e guiando pessoas. Nos anos que se seguiram trabalhou na sua área de formação até 2001, quando decidiu se mudar para Andorra.

Já no novo país voltou a atuar no turismo, na estação de esqui Gran Varilla. Ali trabalhou inicialmente no centro de informações turísticas e nos três anos seguintes na área de Marketing e Comercial. Em 2004 inicia seu trabalho na então Fundação OMT Themis, depois de uma breve passagem por Caldea, um centro Termal. Se encarregou inicialmente de programas de formação implementados no âmbito de tratados de cooperação internacional entre a OMT e o Governo da Itália.

Esteve a frente do Programa de Voluntários, que formava alunos das Universidades Certificadas (TedQual) da OMT, para atuarem em países em desenvolvimento desenhando Planos Estratégicos para o turismo em determinados territórios. Foi assim que nos conhecemos em 2007. Na formação de um grupo de 52 voluntários de 27 países. Posteriormente estive no Programa de Voluntários “Rotas do Leste do Uruguai” no qual Omar foi chefe de missão. O que sempre me impressionou nele foi sua simplicidade, disponibilidade e o respeito com que trata as pessoas, independente da sua formação, instrução ou posição social. Em 2009, ele assumiu a Direção Executiva da Fundação. Em 2018, a Fundação passar a ser UNWTO Academy, mudando não só o nome, mas também ampliando sua atuação.

Grupo de Voluntários Rutas del Este de Urugauy – 2008

De lá para cá muitas coisas mudaram. Ele disse durante a entrevista que o que mais chama a atenção dele no turismo é a diferença que a atividade pode fazer na vida das pessoas: “É impressionante ver como as pessoas podem crescer profissionalmente e impactar uma série de outras pessoas. É como uma corrente do bem. Me deparo com pessoas que foram participantes dos nossos cursos há 15 anos e que hoje estão desenvolvendo um trabalho extraordinário”

Ele atribui esse crescimento também à formação desses profissionais e acredita que a UNWTO Academy vem concretizando essa vontade da Organização Mundial do Turismo de disseminar conhecimento estratégico para a ampliação do turismo sustentável no mundo. Segundo ele, um dos aspectos fundamentais foram os sistemas de qualidade desenvolvidos pela OMT que promovem o alinhamento dos centros educativos em turismo com o setor de trabalho e fortalecem os órgão oficiais de turismo dos destinos.

Curso sobre Liderança em Turismo – Emirados Árabes – 2016

Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo – Cheng Du – China – 2017

Seminário Internacional Certificação UNWTO TedQual – Brasil – 2018

Esse ano Omar completa 10 anos a frente da UNWTO Academy e também por isso lhe prestamos essa homenagem. Obrigado por nos receber com tanto carinho para essa entrevista e por fazer tanta diferença no turismo mundial.

 

COMPARTILHE:
Marcela Pimenta

Marcela Pimenta

Mineira que mora em Alagoas, mãe do Theo e da Lara, apaixonada pelo turismo desde sempre. Fica muito feliz todas as vezes que seu trabalho impacta positivamente a vida das pessoas. É fundadora da Turismo 360 junto com três sócios que são amigos, parceiros e profissionais admiráveis! Para Marcela o Turismo Spot representa o desafio de produzir conteúdo técnico de maneira leve, mas ao mesmo tempo eficiente e útil para os profissionais, gestores e empresários de turismo! Sem falar que o espaço é compartilhado com sua amiga e grande parceira profissional, estudiosa e referência na área de turismo, Isabela Sette!

Deixe seu comentário