A OMT publica regularmente relatórios que apresentam os resultados gerais do turismo internacional e, essa semana, foram divulgados os resultados do ano de 2019. Mas o que esse relatório trouxe de informação relevante?

Em 2019, 1.5 bilhão de pessoas realizaram viagens internacionais ao redor do mundo. Isso representa um incremento de 4% em comparação a 2018. Apesar desse crescimento, a expansão foi comparativamente menor em relação aos anos anteriores: em 2017 foi de 7% e, em 2018, 6% (ambos em relação ao ano anterior).

Considerando os dados pelas regiões do mundo, o crescimento maior no número de turistas internacionais foi registrado no Oriente Médio (8%), seguido pela Ásia e Pacífico (5%), Europa e África (ambos 4%) e Américas, com um crescimento menor (2%). Analisando os dados pelas sub-regiões, observa-se que que o norte da África, o sudeste da Ásia e o sul da Ásia registraram as maiores taxas de expansão, seguido pela Europa Meridional e Mediterrânea e pelo Caribe.

O crescimento da demanda foi mais lento sobretudo na Europa no último ano: para se ter uma ideia o aumento registrado em 2018 foi de quase 6% e, em 2017 de 7%. A OMT acredita que esse resultado foi influenciado pelas incertezas em torno do Brexit, bem como as tensões geopolíticas, o que demonstra o quanto aspectos políticos e econômicos impactam no desenvolvimento do setor e na disponibilidade/interesse das pessoas em viajarem, especialmente, a outros países.

As expectativas para 2020 são também de crescimento: baseado na tendências atuais e nas perspectivas econômicas, a OMT prevê um aumento de 3 a 4% no turismo internacional no mundo. Aspectos ligados a uma piora no cenário econômico podem, contudo, mudar essa perspectiva. O impacto no Brexit, por exemplo, pode afetar ainda mais os resultados de países da zona do euro e as tensões políticas em locais como Oriente Médio, América Latina, Ásia e Pacífico podem também impactar negativamente no incremento do setor.

Um outro aspecto relevante é que em 2020, a OMT celebra o Ano do Turismo e do Desenvolvimento Rural buscando estimular mudanças positivas nas comunidades rurais, gerar empregos e oportunidades e impulsionar o crescimento econômico, valorizando as culturas tradicionais.

O relatório completo da OMT pode ser acessado neste link.

COMPARTILHE:

Deixe seu comentário