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Algumas reflexões sobre abundância, turismo e Fernanda Torres

O ano de 2025 começou com uma notícia inspiradora para nós, brasileiros: o prêmio conquistado pela multitalentosa Fernanda Torres, o Globo de Ouro. Ao vencer a prestigiada premiação, a artista desbancou atrizes de renome internacional e surpreendeu a mídia estrangeira, gerando ainda mais expectativas para o Oscar. Em seu elogiado discurso, Fernanda revelou que não havia se preparado para falar, pois acreditava que não ganharia o prêmio. Essa surpresa positiva é um reflexo do que promete ser 2025, um período de grandes transformações mundiais e novas oportunidades.

foto da atriz fernanda torres segurando o prêmio golden globe e sorrindo

A atriz Fernanda Torres e seu prêmio Golden Globe, na noite da premiação.

Esse acontecimento me levou a refletir sobre um livro instigante, publicado pela primeira vez em 2012: Abundância: O Futuro é Melhor do que Você Imagina, escrito por Peter Diamandis e Steven Kotler. Como o próprio título sugere, os autores apresentam uma visão otimista e embasada por dados de que, apesar da avalanche de más notícias que consumimos diariamente, o mundo nunca esteve tão bem quanto agora e o futuro está repleto de possibilidades promissoras. Eles argumentam que vivemos em uma era de avanços exponenciais em tecnologias como inteligência artificial, biotecnologia, robótica, energia renovável e impressão 3D, que têm o potencial de transformar escassez em abundância em áreas essenciais, como água, alimentos, energia, saúde e educação.   

Embora tenha sido escrito há mais de uma década, o livro se mantém extremamente atual. Para quem, como eu, está explorando suas ideias pela primeira vez, é fascinante perceber como muitas das tendências previstas pelos autores já se materializaram. Esse exercício de comparar visões passadas com realidades presentes nos oferece um valioso aprendizado sobre a importância de estudos de tendência.

No início de cada ano, somos inundados com previsões sobre o que está por vir, e muitas delas dialogam diretamente com as perspectivas de Diamandis e Kotler. Tomemos como exemplo o setor de turismo, um campo onde as inovações tecnológicas, a sustentabilidade e a busca por experiências transformadoras se fazem cada vez mais presentes.

Previsões para o ano de 2025 no turismo

Considerando tais previsões, como as apresentadas pela rede hoteleira Hyatt, e inspirado pelo conceito de abundância popularizado no livro homônimo, vamos apresentar aqui três grandes insights para o turismo no ano de 2025:

  • Turismo regenerativo: mais do que uma tendência

A preocupação global com as mudanças climáticas tem transformado o comportamento de viajantes e empresas. No entanto, como bem abordam as autoras Jaqueline Gil e Isabela Sette, nos artigos A nova fronteira  em viagens e turismo: regeneração e Turismo regenerativo: o futuro do turismo sustentável,  “matrizes de ESG e de Sustentabilidade não funcionam no tempo e na intensidade necessárias e, portanto, é hora do próximo salto” (Gil, 2024). O próximo salto seria a regeneração, “conceituada como a abordagem de deixar o lugar melhor do que quando você o encontrou” (Sette, 2024).

No livro Abundância, a sustentabilidade é tratada como parte essencial da visão de um futuro próspero para a humanidade. A ideia central é que os avanços tecnológicos e o pensamento inovador têm o potencial de superar os desafios ambientais e criar soluções que beneficiem tanto o planeta quanto as pessoas. Como exemplo, os autores citam os sensores inteligentes, utilizados para monitorar florestas, oceanos e espécies em risco, permitindo intervenções rápidas para prevenir danos.

  • Conectividade e mobilidade avançada

A expansão do 5G e o avanço de modais sustentáveis de transporte estão redefinindo a mobilidade e, por consequência, o turismo. Desde 2013, quando a ideia de hyperloop foi apresentada pelo controverso empreendedor Elon Musk, várias empresas têm investido no desenvolvimento dessa tecnologia inovadora, que combina levitação magnética e baixa pressão do ar para transportar carga e passageiros em altíssima velocidade.

Atualmente, o Shanghai Maglev, na China, detém o título de trem mais rápido do mundo, alcançando velocidades de até 460 km/h (CNN, 2021). Em comparação, o hyperloop tem o potencial de atingir impressionantes 1.120 km/h (Novatr, 2023). Embora ainda esteja em fase de testes e aprimoramento, essa tecnologia já é alvo de projetos ambiciosos, como o corredor Mumbai-Pune, na Índia. Com o hyperloop, o tempo de viagem entre as duas cidades seria reduzido de 3 horas para apenas 25 minutos, superando até mesmo a velocidade de um voo comercial.

foto do Maglev Train, chegando ou saindo de uma plataforma

Maglev Train

Essa transformação não só redefine os paradigmas de mobilidade, mas também abre novas possibilidades para o turismo interurbano, oferecendo experiências mais rápidas e eficientes.

  • Experiências autênticas e transformadoras

Em um mundo cada vez mais conectado, os viajantes buscam experiências que ressoem com suas identidades e valores. Recentemente, a Turismo 360 desenvolveu em parceria com o Polo Sebrae de Turismo de Experiência, uma série de levantamentos e estudos sobre o tema. A percepção geral dos entrevistados é que o termo “Turismo de Experiência” está associado às memórias, à ancestralidade e ao mesmo tempo ao novo e criativo, que aguça ou desperta os sentidos. 

Nesse sentido, se nota que a popularidade de retiros em locais como as Chapadas brasileiras cresceu exponencialmente. Esses espaços combinam terapias naturais, meditação e técnicas modernas, promovendo a harmonia entre corpo e mente, como sugerido pelo conceito de convergência entre bem-estar e avanços tecnológicos no livro Abundância.

Em síntese, 2025 desponta como um ano de possibilidades inspiradoras e transformadoras. Embora ainda haja um longo caminho a ser trilhado, o ritmo das mudanças dependerá de acontecimentos globais que podem acelerar ou desacelerar o progresso. Para o turismo, isso significa abraçar tecnologias, valorizar experiências autênticas e agir com responsabilidade ambiental. Ao fazer isso, transformamos desafios em oportunidades e podemos vislumbrar um futuro verdadeiramente abundante. E, quem sabe, ainda teremos outra surpresa positiva com o Oscar?!

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Graziele Vilela

Mestre em Turismo pela UnB, curiosa do tema políticas públicas e economia, é coordenadora de projetos da Turismo 360 e pesquisadora do LETs/UnB. Com experiência no setor público e privado, atuou por seis anos na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, sendo Superintendente de Estruturas do Turismo nos dois últimos anos. Além disso, contribuiu por sete anos no Sebrae Nacional, onde exerceu funções estratégicas como Coordenadora de Turismo, Gerente Adjunta de Comércio e Serviços e Analista de Relacionamento com o Cliente. Sobre o Turismo Spot – “O Turismo Spot é um fórum dos mais qualificados a respeito do turismo. Fruto da inquietude de profissionais que admiro muito e que, com toda certeza, contribuem para que o turismo brasileiro avance cada vez mais”.