Nossa segunda entrevista da série “Conexões Sustentáveis” foi realizada na última quinta-feira, dia 03 de setembro de 2020, com uma convidada do setor da moda. Soll Daniel é assessora de imagem e estilo e conversou conosco sobre “Turismo e Identidade“. Neste bate papo exploramos as conexões entre identidade pessoal e de destinos/empreendimentos turísticos: a transversalidade do setor de turismo e suas possibilidades de interação com outros temas é o mote desta nova temporada de conteúdos do Turismo Spot.
A Soll nos explicou que o autoconhecimento é a base para a construção de uma imagem pessoal. Segundo o método de trabalho da assessora, a identificação de paisagens e lugares que agradam suas cliente ajuda a trazer a tona a essência das pessoas e identifica os elementos com que elas se conectam.
Fazendo um paralelo com o turismo, os destinos que conhecem seus saberes e fazeres, suas tradições e suas riquezas costumam ter mais identidade e, em geral, conseguem expor elementos claros de conexão com seus visitantes atuais e potenciais. Outro fator importante colocado pela Soll é a repetição. Lugares com identidade, assim como acontece com o estilo das pessoas possuem fatores de repetição. Ela deu o exemplo de Nova Iorque com seus bairros identitários, como “Little China” – lugar onde é possível comer comida asiática.
Outro ponto explorado na entrevista foi as formas de conexão do público com os empreendimentos turísticos, no que se refere a elementos de design e decoração, por exemplo. Para a Soll, as cores dizem muito e são fundamentais para gerar sensações específicas. No é desejável para um empreendimento localizado na beira da praia, por exemplo, ter cores escuras predominantes em sua decoração: cores mais leves que conectam com os desejos dos visitantes que buscam paz, tranquilidade e descanso são mais adequadas.
O autoconhecimento é, portanto, o principal desafio no processo de construção do estilo. Conhecer a sua essência, entender o que verdadeiramente conecta e emociona e o que lhe cai bem são fundamentais. Muito além de uma roupa, um destino e um hotel bonito, é preciso olhar para questões mais profundas, como, por exemplo, a qualidade do produto ou serviço e o alinhamento com sua essência e princípios (o que está procurando no momento, para o caso de destinos turísticos)