As pessoas recuperaram o apetite por voar ao redor do mundo. É o que diz um artigo da revista americana The Economist, que pondera que a demanda por viagens tem se restabelecido em uma velocidade maior do que a oferta de produtos e destinos turísticos. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Turismo afirma que as chegadas internacionais de turistas já atingiram 87% em relação ao período pré-pandemia, considerando apenas os meses de janeiro a setembro de 2023. Organizações como Euromonitor e o Global Business Travel Association (GBTA) estimam que o turismo em 2024 deve atingir números recordes.
Estudos de tendências e de futuro requerem investigações aprofundadas (e não é essa a pretensão deste artigo) e é fato que o turismo é e continuará sendo afetado por fatores socioambientais, econômicos e políticos, além das constantes mudanças tecnológicas, que são aspectos que vão além do setor. Contudo, empresas internacionais e organizações renomadas apresentaram recentemente relatórios com tendências e hábitos emergentes do turismo baseados tanto em comportamento de consumo quanto em pesquisas próprias, que fornecem importantes insights para profissionais e negócios da área. Neste artigo, reunimos 07 insights¹ obtidos a partir da consulta à sete publicações sobre o tema:
- Euromonitor – Top Trends for Travel in 2024
- Booking – Abrace o futuro: revelamos as nossas previsões de viagem para 2024
- Visa – Tendências globais de viagem para 2024
- Condé Nast Traveller (CN Traveller) – The biggest travel trends for 2024
- The Week – 2024 travel trends: what the experts predict
- Hilton – 2024 Trends Report e
- Skyscanner – Travel Trends 2024: redefining value through experience
Os itens reunidos abaixo se revelam como oportunidades para o aprimoramento ou surgimento de novos destinos ou negócios turísticos em 2024:
VIAGENS PERSONALIZADAS
Os estudos do Euromonitor, Booking e Visa apresentam como tendência o crescimento da personalização das viagens. Segundo este último, mais da metade dos viajantes reservam os elementos de suas viagens separadamente, enquanto aqueles que optam pelo pacote com tudo incluído tem diminuído. Já o Euromonitor destaca que experiências personalizadas alinhadas com estilos de vida e valores geram uma disposição maior para pagar mais pelo que é visto como importante. Portanto, flexibilizar a possibilidade de reserva, ofertar opções de compra individuais e investir no desenvolvimento de produtos centrados no consumidor são fatores importantes a serem considerados.
O FOCO NAS EXPERIÊNCIAS PERDURA (ESPECIALMENTE AS “REFRESCANTES”)
A busca por experiências turísticas não é uma novidade e é uma tendência que segue em ascensão, como citado nos relatórios do Euromonitor, Booking, Visa, CN Traveller, The Week e Hilton. E, com o cenário de temperaturas cada vez mais altas, as experiências que envolvem água e a possibilidade de se refrescar vem ganhando ainda mais espaço, assim como locais de clima mais ameno. Aspectos como gastronomia (que será mais explorado abaixo), conexões culturais reais e experiências genuínas seguem como interesses fortes de diferentes gerações.
EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS COMO MOTIVAÇÃO
O estudo da rede de hotéis Hilton afirma que o foco em experiências culinárias é central para mais de metade dos viajantes. O CN Traveller reforça que as viagens centradas na alimentação continuam a aumentar, com pessoas dispostas a planejar as suas viagens em torno da descoberta de culturas por meio da comida. Mais do que experiências requintadas, o Skyscanner reitera que opções gastronômicas acessíveis e de alta qualidade são importantes e seguem como um forte motivador de deslocamento em 2024.
BEM-ESTAR EM ALTA
O relatório da Booking destaca que a busca dos destinos e equipamentos focados no bem-estar pessoal segue forte. O CN Traveller reitera que desde a pandemia, fortaleceu-se a consciência de uma abordagem mais proativa e preventiva em relação à saúde, que vai além da dieta e do exercício físico. Promover locais onde é possível ter uma boa noite de sono e descanso (há resorts que oferecem facilidades que estimulam recuperação, como por exemplo tapetes de luz infravermelha) atividades de bem-estar, meditação e atividades como ioga, dança e ginástica e outras que contribuem com a longevidade tendem a ser cada vez mais procurados em 2024.
MERGULHO ECOLÓGICO E VIAGENS COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
A Visa, o Skyscanner e o CN Traveller trazem que a busca por viagens na natureza e com consciência ambiental se mantém como uma tendência. Este último exemplifica que a instituição de ecologia marinha do Reino Unido (The Reef-World Foundation), descobriu que 95% dos mergulhadores queriam reservar com operadores sustentáveis mas tiveram dificuldades, o que levou a associação profissional de instrutores de mergulho (PADI) a lançar uma certificação com critérios rigorosos que englobam o compartilhamento de evidências de atividades de conservação e uma redução real na pegada ambiental. Aspectos perceptíveis do aquecimento global – 2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos 100 mil anos, segundo o observatório europeu – fortalecem a tendência de priorização de viagens mais ecológicas e a conscientização em torno de questões ambientais, bem como o desejo de minimizar o impacto.
CONSUMIDORES JOVENS E DE ALTO PODER AQUISITIVO
O Euromonitor destaca que o viajante no pós pandemia está cada vez mais jovem e, sendo 2024 um ano em que se espera recordes de viajantes pelo mundo, é importante observar atentamente o comportamento de consumo deste perfil. Segundo pesquisa feita com consumidores, a geração dos millennials (com idades entre 30 e 44 anos) representa a maior parte dos adoradores do bem-estar, do lazer e do luxo. A Visa aponta que este perfil é bastante exposto às mídias sociais e se inspiram nas experiências de viagem que são postadas nas redes.
VIAGENS DE NEGÓCIOS COMBINADAS COM LAZER
É cada vez mais comum o trabalho remoto e em condições mais flexíveis, como aponta o relatório da Visa e do CN Traveller. Viagens a trabalho combinadas com lazer onde, muitas vezes, a permanência no destino é ampliada, podem significar um mergulho mais profundo no território e na sua cultura. Portanto, oferecer um bom sinal de internet e estruturas confortáveis para o trabalho remoto seguem como um importante diferencial. O CN Traveller traz ainda o crescimento e aprimoramento de redes que possibilitam a “troca de casas”, como o Twin City e o Kindred, opções acessíveis à hotéis e airbnbs em destinos ao redor do mundo.
¹Foram priorizados aqueles insights que aparecem em mais de um relatório ou quem tem mais aderência com a realidade brasileira.