O audiovisual e o turismo sempre tiveram uma relação. Com o fortalecimento do digital e suas diversas plataformas e ferramentas essa relação tem se tornado ainda mais estreita e potente. O alcance dos filmes e vídeos e sua influência sobre o comportamento – especialmente na construção do imaginário coletivo – e consequentemente na tomada de decisão na compra de viagem, tem sido utilizada pelo turismo para despertar o desejo de conhecer e vivenciar experiências nos destinos turísticos.
Percebendo esse poder e o impacto positivo na promoção de destinos, gestores e empresários do segmento usam essa ferramenta para reunir a diversidade de atrativos, produtos e serviços existentes em seus destinos e apresentá-los a seu público atual e potencial de forma mais atrativa e sensorial.
O perfil e as possibilidades no universo das redes sociais permitem a produção de vídeos, fotos, textos e outros conteúdos capazes de promover destinos. O baixo custo, a dinâmica, a atualização constante de recursos e seu poder de alcance incluíram diversos destinos nesse ambiente, onde a conversão de vendas já é uma realidade.
A distribuição desse conteúdo fica por conta de plataformas concebidas para contar histórias, expandir negócios, explorar novos interesses, continuar aprendendo ou simplesmente para entreter. Um ponto que ganhou desdobramento foi a evolução no formato que esses conteúdos têm sido apresentados e consumidos, transformando meros espectadores em protagonistas de experiências sensoriais, a exemplo de:
Tours virtuais
Durante a Pandemia, quando as viagens foram canceladas com a suspensão de voos e fronteiras fechadas, diversos atrativos e destinos ofereceram tours virtuais como possibilidade de vivenciar experiências sem sair de casa, uma forma de entretenimento, mas também uma estratégia de encantar e captar futuros visitantes. Equipamentos culturais como Museu do Louvre em Paris – https://petitegalerie.louvre.fr/visite-virtuelle/saison5/
Museu do Amanhã no Rio de Janeiro – https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual e atrativos como A grande Muralha da China – https://www.thechinaguide.com/virtual-tours disponibilizaram esse recurso durante a pandemia e seguem disponíveis.
Cinema/Programas/Streamings
Produções audiovisuais como ferramenta de promoção da imagem do destino também vêm sendo utilizadas para atração de turistas. Um exemplo icônico é a Nova Zelândia com a produção da trilogia Senhor dos Anéis, que utilizou mais de 150 locações no país para cenas emblemáticas da série e vem trazendo resultados expressivos no crescimento de números de turistas.
Nacionalmente, a região dos cânions do São Francisco, localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, serviu de locação para a minissérie Amores Roubados e a novela Velho Chico, produzidas, respectivamente, entre os anos de 2014 e 2016. Tais produções contribuíram para o aumento da visibilidade da região, atraindo diversas mídias que realizaram visitas e produziram conteúdos relevantes de divulgação do destino, como a matéria de capa da revista de bordo da Azul Viagens.
Além da promoção dos destinos, as produções fomentam a diversificação da oferta local, com a criação de roteiros para alguns dos cenários utilizados, entrando assim para o portfólio da oferta do destino.
As plataformas também enxergam como estratégico abranger cada vez mais produtores de conteúdo. Para 2023, o YouTube anunciou que os criadores de vídeos curtos poderão se inscrever para participar do Programa de Parcerias, que permite a monetização na plataforma. Atualmente, esse formato curto de vídeos tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo.
A popularização do acesso a smartphones e internet provoca mudanças no comportamento de consumo, o que também contribui para o crescimento da linguagem audiovisual e para a difusão de informações, produtos e serviços. Assim, o uso do audiovisual na divulgação de destinos turísticos é fundamental para acompanhar essa tendência e possibilitar um contato mais próximo com os turistas.