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Os últimos anos representaram uma verdadeira prova de fogo para o turismo mundial. Os impactos do coronavírus, ainda sentidos em diferentes níveis, trouxeram rupturas e desafios. Com o isolamento social, novos hábitos foram adquiridos e o significado de viajar incorporou o conceito de liberdade. Foi, e é, preciso reavaliar a forma como se viaja.

A partir da pandemia, os diferentes estudos sobre tendências no turismo passaram a apresentar alguns elementos em comum. A busca por reconexão com a natureza e consigo mesmo, a fuga de destinos massificados, um novo olhar para o entorno da residência, a valorização do trabalho remoto e a incorporação crescente de soluções tecnológicas, para citar alguns. Agora, com uma situação um pouco mais controlada e uma expectativa de retomada dos números pré-COVID-19, é importante olhar para o mercado e analisar quais são as principais tendências apontadas para 2023

Ainda nos últimos meses de 2022, diversos especialistas se propuseram a fazer o exercício preditivo sobre o turismo no novo ano. Em comum, uma forte preocupação com o cenário macroeconômico global, mas uma esperança de que a COVID-19 vá perdendo força cada vez mais. Algumas tendências citadas são similares com o que era esperado para anos anteriores. Ganham apenas um novo nome, uma nova roupagem. Contudo, há novidades que provocam reflexões.  

Após analisar diferentes publicações sobre o tema, reunimos aqui as tendências para o turismo em 2023 que consideramos ser as principais:

1) Busca pelo prazer

A preocupação com a saúde, física e mental, tem sido uma constante nos últimos anos. Nas viagens, como resultado, se observa um aumento na procura por destinos que oferecem meditação, atividades espirituais e uma pausa da vida agitada. E, para 2023, novos componentes devem aparecer em cena. Segundo levantamento do Booking.com, haverá um aumento na procura por viagens eróticas que permitam explorar “excentricidades e maneiras de experimentar o prazer”. Também deve aumentar a busca por experiências psicodélicas permitidas em alguns países, retomando a discussão sobre o uso recreativo de substâncias, como a cannabis, alguns cogumelos e a ayahuasca. 

2) A força do streaming

A indicação de viagens por amigos e familiares está sendo gradativamente superada pela influência dos serviços de streaming. Netflix, HBO, Disney+, Prime Video, são diferentes as opções que assumem um papel chave no cotidiano, despertando desejos por aprender novas habilidades, viver novas experiências e conhecer novos destinos. Segundo dados do Expedia Group, citados pelo IPDT Turismo, 44% dos viajantes são influenciados pelos locais que assistem nas séries e nos filmes. E esse nicho de turistas tem até mesmo um nome próprio: set jetters.  

3) O Metaverso já é uma realidade?

Apesar de alardeado como sendo o futuro de tudo, o Metaverso ainda não tem aplicações práticas na rotina da maioria da população. Até mesmo outras soluções tecnológicas mais difundidas, como os óculos 3D que apresentam realidades virtuais, são pouco utilizadas pelos viajantes. No entanto, diferentes estudos, como do Booking.com, ainda indicam que o Metaverso será uma importante tendência para o turismo em 2023, principalmente com a implementação do feedback tátil (possibilidade de sentir o toque). A princípio, o Metaverso não deverá substituir as viagens, atuará como mais um influenciador na escolha das experiências turísticas.

4) Viagens off-grid

De acordo com a publicação do IPDT Turismo, uma forte tendência para 2023 será a realização de viagens que permitam uma completa desconexão e uma imersão em ambientes até mesmo hostis, onde apenas o essencial importa. Assim, os viajantes terão a oportunidade de se desafiarem, sem abrir mão da segurança, e experimentar estilos de vidas reconectados com a natureza e consigo próprio. O estudo do Booking.com completa essa tendência, afirmando que as viagens off-grid também deverão propiciar o desenvolvimento de habilidades de sobrevivência, como buscar água limpa, fazer fogo, obter alimentos na natureza e até mesmo, acreditem, se preparar para um apocalipse!

5) Choque cultural

Após dois anos de restrições de viagens, o que beneficiou destinos mais próximo das residências, os turistas devem explorar locais desconhecidos na busca por vivenciar culturas totalmente diferentes, “excêntricas”, que os tirem de suas zonas de conforto. De acordo com o Booking.com haverá um aumento no turismo ufológico e também para destinos famosos pelas iguarias exóticas, abrindo assim novas opções para mercados que fogem dos roteiros tradicionais. 

6) Viagens nostálgicas

Movimento já observado na cultura popular, a valorização dos anos 80 e 90 se fará presente também nas viagens. Os viajantes, principalmente os Millennials e a Geração Z, devem priorizar destinos nos quais já estiveram na infância e têm um forte apelo afetivo. Segundo o Booking.com, 54% dos entrevistados pretende visitar esses locais com a família, permitindo o encontro de diferentes gerações.   

O estudo do Booking.com também recomenda os principais destinos para se conhecer em 2023. A cidade de São Paulo é a única da América do Sul a integrar a lista. Considerando as tendências listadas, o continente apresenta mais opções que poderiam agradar aos viajantes. No entanto, o cenário econômico tende a limitar, por mais um ano, o número de turistas estrangeiros que chegam por aqui. 

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Graziele Vilela

Mestre em Turismo pela UnB, curiosa do tema políticas públicas e Coordenadora de Projetos da Turismo 360. Sobre o Turismo Spot – “O Turismo Spot é um fórum dos mais qualificados a respeito do turismo. Fruto da inquietude de profissionais que admiro muito e que, com toda certeza, contribuem para que o turismo brasileiro avance cada vez mais”.