Segundo o dicionário da língua portuguesa, precursor é que ou o que precede, prepara ou indica a vinda ou o acontecimento ou ainda aquele que vai adiante, anuncia algo de novo ou se antecipa. Essa palavra define o protagonista da nossa terceira história do Turismo Spot, que apesar de inicialmente não sonhar com uma carreira no turismo acabou sendo um dos grandes precursores da atividade em Minas Gerais.

Com perfil dinâmico, ingressou na faculdade de turismo em 1977 e até a formatura, em 1980, participou de 08 Projetos Rondon, onde pode trabalhar com feiras de artesanato, levantamento folclórico e cursos de artes. Estagiou na Furnastur e promoveu eventos em sua cidade natal, Nova Era.

Mas foi no setor público que Ruy Felipe fez carreira e liderou diversas iniciativas importantes para o turismo mineiro nos dias de hoje. Ingressou na Secretaria de Esporte Lazer e Turismo na década de 80 e se aposentou na Secretaria de Estado de Turismo em 2019. Nesses mais de 30 anos conheceu muitas pessoas e presenciou descontinuidades de políticas públicas para o turismo por conta de mudanças políticas. Sempre foi uma ligação técnica dos territórios ao governo, pelo compromisso que mantinha e por estar sempre alí. Era um dos únicos concursados durante o período em que trabalhou.

Fato é que o Ruy é reconhecido pelo setor de turismo brasileiro e mineiro. Em Minas era o Ruy dos Circuitos Turísticos, Guru ou Pai dos Circuitos, além de participar ativamente das oficinas iniciais do Programa de Regionalização Mineiro, liderou por muitos anos essa área na Setur. E seu trabalho de precursor não foi em vão. A Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais foi a base para o Programa Nacional, a partir da criação do Ministério do Turismo em 2003 e um dos pilares da Lei 22.775 de 2017, que institui a Política Estadual de Turismo de Minas Gerais.

Apresentação Técnica para os Circuitos Turísticos Mineiros

Encontro de Presidentes e Gestores – Circuito Turístico Pico da Bandeira – Alto Caparaó – 2008

Encontro de Presidentes e Gestores – Circuito Turístico Sertão Gerais – Montes Claros – 2009

No Brasil, é reconhecido com Ruy de Minas, interlocutor do Programa de Regionalização, gestor da região sudeste no Salão Nacional do Turismo, sendo responsável por integrar o estande da região e acabar com as divisórias físicas e mentais que existiam em eventos anteriores. Queridos por todos,  inovador e comprometido com seu Estado, conquistou credibilidade e conseguiu, por exemplo, apoio necessário para implantar projetos nacionais em Minas, como foi o caso do Salão Mineiro de Turismo.

Com os interlocutores do Programa de Regionalização dos Estados de São Paulo – Vanilson, Espírito Santo – Diomedes e Rio de Janeiro – Felipe

Equipe da Setur MG na Abav 2008

Equipe da Setur MG no Salão Mineiro do Turismo – 2010

Durante a entrevista, Ruy nos contou que a aposentadoria foi um susto, uma decisão difícil, mas necessária depois de tantos anos de dedicação e completou: “o turismo me deu muitas amizades, conhecimento e me ensinou a ser uma pessoa melhor”. O Ruy do presente está dedicado a um novo projeto relacionado a área de cerimoniais públicos. 

Ruyzito, estamos muito felizes em poder contar sua história no Turismo Spot, tão relevante para os profissionais do turismo de Minas e do Brasil. Você é um exemplo de compromisso e dedicação ao turismo! Por toda sua contribuição, o nosso muito obrigado!

 

COMPARTILHE:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.