Skip to main content

Como já falamos em outros momentos, os desafios para uma boa gestão de um COMTUR são muitos. No entanto, algumas ações podem ser realizadas para que o trabalho do COMTUR seja mais efetivo e fluido. Abaixo, separamos 5 dicas que consideramos ser fundamental para melhoria do funcionamento desses colegiados:

 

  1. Ser cuidadoso desde o momento de formação do COMTUR: o ideal é que o conselho seja criado participativamente, envolvendo os segmentos ligados ao turismo de determinada cidade. Os membros a serem eleitos devem ter clareza do papel do COMTUR e da missão deles enquanto representantes de um segmento! Para saber nossa sugestão de como formar um conselho, confira a matéria que fizemos especialmente sobre esse tema.
  2. Organizar bem as pautas das reuniões e direcionar as discussões: é fundamental que a pauta da reunião seja definida previamente, dando abertura para que os membros possam sugerir temas e assuntos (mas antes da reunião!). É comum que algumas discussões sejam desviadas ou ampliadas para outros temas, por isso é importante que o presidente esteja sempre atento e retomando a pauta acordada. Mas é claro que se tiver algum assunto urgente que não havia sido previsto, ele pode ser incluído na pauta desde que os membros estejam de acordo!
  3. Monitorar encaminhamentos: como muitos assuntos são discutidos e muitas ideias surgem nas reuniões, é fundamental que os temas ou ações tenham encaminhamento. Ou seja: é importante que sejam definidas ações para dar andamento àquele assunto/tema para que eles não se percam e tenham continuidade. Uma maneira interessante de acompanhar e monitorar os encaminhamentos é manter uma planilha simples que descreva a ação, o responsável, o prazo e o status que seja repassada e atualizada em todas as reuniões.
  4. Elaborar e divulgar periodicamente um relatório de ações do COMTUR: é recomendado que sejam elaborados boletins informativos ou relatórios (semestrais ou anuais) com uma linguagem mais simples e acessível, seja para registrar as atividades do Conselho ou para “prestar contas” à sociedade do trabalho que vem sendo desenvolvido. Isso também ajuda o próprio conselho a enxergar suas ações e avanços. A periodicidade, formato e conteúdo deve discutido no espaço do Conselho.
  5. Promover reuniões setoriais: o ideal é que o representante de um conselho seja representativo de um setor e não de um empreendimento único. Por ex: um proprietário de um hotel, ao se eleger como membro do COMTUR, deve se preocupar em levar as discussões, demandas e propostas do setor de hotelaria do município (não apenas dos seus interesses individuais). Por isso, é importante que sejam estimuladas reuniões entre os setores para que informações sejam compartilhadas e demandas ou propostas sejam sugeridas privilegiando aquelas de interesse coletivo.
COMPARTILHE: