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O audiovisual e o turismo sempre tiveram uma relação. Com o fortalecimento do digital e suas diversas plataformas e ferramentas essa relação tem se tornado ainda mais estreita e potente. O alcance dos filmes e vídeos e sua influência sobre o comportamento – especialmente na construção do imaginário coletivo –  e consequentemente na tomada de decisão na compra de viagem, tem sido utilizada pelo turismo para despertar o desejo de conhecer e vivenciar experiências nos destinos turísticos. 

Percebendo esse poder e o impacto positivo na promoção de destinos, gestores e empresários do segmento usam essa ferramenta para reunir a diversidade de atrativos, produtos e serviços existentes em seus destinos e apresentá-los a seu público atual e potencial de forma mais atrativa e sensorial.

O perfil e as possibilidades no universo das redes sociais permitem a produção de vídeos, fotos, textos e outros conteúdos capazes de promover destinos. O baixo custo, a dinâmica, a atualização constante de recursos e seu poder de alcance incluíram diversos destinos nesse ambiente, onde a conversão de vendas já é uma realidade.

A distribuição desse conteúdo fica por conta de plataformas concebidas para contar histórias, expandir negócios, explorar novos interesses, continuar aprendendo ou simplesmente para entreter. Um ponto que ganhou desdobramento foi a evolução no formato que esses conteúdos têm sido apresentados e consumidos, transformando meros espectadores em protagonistas de experiências sensoriais, a exemplo de:

Tours virtuais

Durante a Pandemia, quando as viagens foram canceladas com a suspensão de voos e fronteiras fechadas, diversos atrativos e destinos ofereceram tours virtuais como possibilidade de vivenciar experiências sem sair de casa, uma forma de entretenimento, mas também uma estratégia de encantar e captar futuros visitantes. Equipamentos culturais como Museu do Louvre em Paris – https://petitegalerie.louvre.fr/visite-virtuelle/saison5/ 

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro – https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual e atrativos como A grande Muralha da China – https://www.thechinaguide.com/virtual-tours disponibilizaram esse recurso durante a pandemia e seguem disponíveis.

Cinema/Programas/Streamings

Produções audiovisuais como ferramenta de promoção da imagem do destino também vêm sendo utilizadas para atração de turistas. Um exemplo icônico é a Nova Zelândia com a produção da trilogia Senhor dos Anéis, que utilizou mais de 150 locações no país para cenas emblemáticas da série e vem trazendo resultados expressivos no crescimento de números de turistas. 

Nacionalmente, a região dos cânions do São Francisco, localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, serviu de locação para a minissérie Amores Roubados e a novela Velho Chico, produzidas, respectivamente, entre os anos de 2014 e 2016. Tais produções contribuíram para o aumento da visibilidade da região, atraindo diversas mídias que realizaram visitas e produziram conteúdos relevantes de divulgação do destino, como a matéria de capa da revista de bordo da Azul Viagens.

Além da promoção dos destinos, as produções fomentam a diversificação da oferta local, com a criação de roteiros para alguns dos cenários utilizados, entrando assim para o portfólio da oferta do destino.

As plataformas também enxergam como estratégico abranger cada vez mais produtores de conteúdo. Para 2023, o YouTube anunciou que os criadores de vídeos curtos poderão se inscrever para participar do Programa de Parcerias, que permite a monetização na plataforma. Atualmente, esse formato curto de vídeos tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo.

A popularização do acesso a smartphones e internet provoca mudanças no comportamento de consumo, o que também contribui para o crescimento da linguagem audiovisual e para a difusão de informações, produtos e serviços. Assim, o uso do audiovisual na divulgação de destinos turísticos é fundamental para acompanhar essa tendência e possibilitar um contato mais próximo com os turistas.

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Jannyne Barbosa

Alagoana de nascimento, sertaneja de coração e com o espírito do mundo, Mãe do Gael e do Phill, família que construiu junto ao Bruno. Atua com marketing turístico a 19 anos em diversos destinos turísticos brasileiro. Empreendedora do setor de turismo, acredita na potência dessa cadeira produtiva para gerar desenvolvimento e no poder das pessoas em gerar sua própria transformação. Adora a riqueza de um trabalho desenvolvido por varias mãos, tem como propósito de vida apoiar na geração de impacto coletivo através do trabalho desenvolvido como diretora presidente do Instituto BEEVA e sócia e consultora da empresa Turismo 360. Sobre o Turismo Spot: Um Projeto que quebra fronteiras, um canal que oferece conhecimento de olho nas tendências que influenciam a dinâmica do Turismo, se tornando uma ferramenta que conecta pessoas comprometidas com o que desenvolvem no seu dia a dia. Uma honra poder contribuir e um gigante prazer estar com pessoas que admiro tanto.