No marketing existe uma piada (com um fundo de verdade, claro) de que os ovos de galinha vendem mais do que os de pata, porque ao botar um ovo a galinha “grita”. Já as patas ficam em silêncio. Por isso, não basta ter o melhor produto, serviço ou empreendimento. É preciso anunciar e se comunicar com o seu público. Neste sentido, o marketing e a comunicação são fundamentais para um gestor de turismo, seja ele público ou privado.
Mas não é preciso que se entenda profundamente de marketing ou comunicação no turismo para ter bons resultados. O essencial é saber da importância e entender minimamente quais são os objetivos para demandar ou contratar com estratégia. Afinal, já diziam os antigos: “não precisamos saber tudo, mas precisamos saber onde tudo está”! E, acredite, essa máxima ainda é bastante atual.
Há poucos anos os recursos que tínhamos para marketing eram poucos e muito caros! Isso tirava muitos destinos e empreendimentos turísticos do cenário competitivo. Afinal, um anúncio em um jornal ou revista de grande circulação, panfletagem, outdoors e outros recursos do tipo eram, e ainda são, extremamente caros para a grande maioria. A notícia boa é que com a internet, as pessoas atualmente olham muito mais para o celular na palma da mão do que para o outdoor imenso no meio da avenida que custou o design gráfico, a impressão, a instalação e o espaço privilegiado. Mas o “espaço privilegiado” só vale para quem passa por ali, e por mais que seja um grande fluxo de pessoas, não se compara ao fluxo de pessoas que circula na internet.
A notícia não tão boa é que se facilitou o marketing para quem antes não tinha esse acesso, a competitividade aumentou infinitamente. Por isso, hoje já não vale postar por postar, estar em apenas um canal e não ter uma estratégia que mescle conteúdo com publicidade. Acredite, o seu destino ou empreendimento compete com o mundo! E o que você está fazendo para se destacar? O que faz uma pessoa decidir ir exatamente para o seu destino ou empreendimento?
A resposta a essas perguntas é que vão te contar se você possui uma estratégia de marketing bem direcionada ou não. Uma vez que a sua oferta turística está organizada, agora é hora de “botar o ovo” e “gritar” tal como fazem as galinhas! Por isso ter distribuído pela internet afora conteúdos estratégicos em redes sociais, com produção própria e de terceiros, é muito importante. Já na imprensa, o conteúdo é um pouco menos informal do que nas redes sociais, mas gera autoridade para o conteúdo e claro, para o destino ou empreendimento. A publicidade online, ainda que em menor escala, também pode dar bons resultados, se casada com a estratégia de conteúdo.
Deve-se também, pensar em tráfego orgânico (aquele em que as pessoas chegam única e exclusivamente pelo conteúdo) e no tráfego pago (onde paga-se para chegar ao público-alvo. Mas atenção! Tráfego pago é para quem sabe!). E os formatos devem ser os mais variados: textos, vídeos, áudios e fotos. Nunca deve se menosprezar a importância das imagens, afinal, o turismo é visual! Queremos ver as fotos do destino, do quarto do hotel, do café da manhã e do barco de passeio. E claro, se sobrar algum orçamento, a mídia convencional de impacto visual ainda tem o seu valor!