Skip to main content

No marketing existe uma piada (com um fundo de verdade, claro) de que os ovos de galinha vendem mais do que os de pata, porque ao botar um ovo a galinha “grita”. Já as patas ficam em silêncio. Por isso, não basta ter o melhor produto, serviço ou empreendimento. É preciso anunciar e se comunicar com o seu público. Neste sentido, o marketing e a comunicação são fundamentais para um gestor de turismo, seja ele público ou privado.

Mas não é preciso que se entenda profundamente de marketing ou comunicação no turismo para ter bons resultados. O essencial é saber da importância e entender minimamente quais são os objetivos para demandar ou contratar com estratégia. Afinal, já diziam os antigos: “não precisamos saber tudo, mas precisamos saber onde tudo está”! E, acredite, essa máxima ainda é bastante atual. 

Há poucos anos os recursos que tínhamos para marketing eram poucos e muito caros! Isso tirava muitos destinos e empreendimentos turísticos do cenário competitivo. Afinal, um anúncio em um jornal ou revista de grande circulação, panfletagem, outdoors e outros recursos do tipo eram, e ainda são, extremamente caros para a grande maioria. A notícia boa é que com a internet, as pessoas atualmente olham muito mais para o celular na palma da mão do que para o outdoor imenso no meio da avenida que custou o design gráfico, a impressão, a instalação e o espaço privilegiado. Mas o “espaço privilegiado” só vale para quem passa por ali, e por mais que seja um grande fluxo de pessoas, não se compara ao fluxo de pessoas que circula na internet.

A notícia não tão boa é que se facilitou o marketing para quem antes não tinha esse acesso, a competitividade aumentou infinitamente. Por isso, hoje já não vale postar por postar, estar em apenas um canal e não ter uma estratégia que mescle conteúdo com publicidade. Acredite, o seu destino ou empreendimento compete com o mundo! E o que você está fazendo para se destacar? O que faz uma pessoa decidir ir exatamente para o seu destino ou empreendimento?

A resposta a essas perguntas é que vão te contar se você possui uma estratégia de marketing bem direcionada ou não. Uma vez que a sua oferta turística está organizada, agora é hora de “botar o ovo” e “gritar” tal como fazem as galinhas! Por isso ter distribuído pela internet afora conteúdos estratégicos em redes sociais, com produção própria e de terceiros, é muito importante. Já na imprensa, o conteúdo é um pouco menos informal do que nas redes sociais, mas gera autoridade para o conteúdo e claro, para o destino ou empreendimento. A publicidade online, ainda que em menor escala, também pode dar bons resultados, se casada com a estratégia de conteúdo. 

Deve-se também, pensar em tráfego orgânico (aquele em que as pessoas chegam única e exclusivamente pelo conteúdo) e no tráfego pago (onde paga-se para chegar ao público-alvo. Mas atenção! Tráfego pago é para quem sabe!). E os formatos devem ser os mais variados: textos, vídeos, áudios e fotos. Nunca deve se menosprezar a importância das imagens, afinal, o turismo é visual! Queremos ver as fotos do destino, do quarto do hotel, do café da manhã e do barco de passeio. E claro, se sobrar algum orçamento, a mídia convencional de impacto visual ainda tem o seu valor!

COMPARTILHE:
Isabella Ricci

Graduada em turismo e mineira típica, atua no turismo desde 1998. Já passou por diversos segmentos, entre eles hotelaria, eventos e terceiro setor. Ao longo dos projetos que liderou como gestora ou consultora foi percebendo a importância da comunicação e do marketing para o turismo na prática. E assim, em 2020 em meio a pandemia começou a assinar a coluna de turismo do jornal Estado de Minas. Com mais de 120 textos publicados por lá, iniciou em 2023 o Portal Uai Turismo, parceiro premium de um dos maiores grupos de comunicação do país, os Diários Associados, do qual é editora e junto com um time de especialistas leva conteúdo de qualidade para profissionais e turistas. Sobre o Turismo Spot: uma ferramenta que deve ser consultada regularmente por quem se interessa por conteúdo técnico de qualidade, afinal o site levanta temas atuais e o conteúdo colaborativo apresenta olhares de diversos profissionais atuantes e com realidades diversas, o que torna o Turismo Spot rico em conteúdo técnico para o setor. Parabéns pela iniciativa!