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O setor de turismo passou por grandes desafios durante a pandemia, sendo necessário se adaptar a um novo tipo de cenário. Com a baixa nas reservas de visitas a pontos turísticos, o jeito foi reinventar negócios para estar pronto no momento em que o mercado voltasse a se aquecer.

E essa hora chegou. Com o avanço das vacinas, o mundo voltando ao “novo normal”, e até mesmo a liberação das máscaras em alguns destinos são sinais de que o turismo está retomando o seu horizonte. O fato é que, independentemente da pandemia, o turismo precisa estar atento às novidades do mercado. Contudo, o período de isolamento social trouxe maturidade para o setor, acelerando o desenvolvimento de processos que dão mais resultados.

É claro que não poderíamos falar de progresso e evolução de negócios sem mencionar a grande protagonista dessa história toda que são as novas tecnologias. Trata-se de um conceito que vai muito além do uso de computadores e sistemas usuais de ambientes turísticos, mas sim de ferramentas de gestão que vão te ajudar a sobreviver no mercado, criar estratégias para atrair mais clientes e gerar mais receitas.

 

 

  • WhatsApp Business

    Ferramenta que dispensa apresentações, o WhatsApp está presente na comunicação a partir de mensagens instantâneas, inclusive para grupos.
    Para atender empresas, a ferramenta criou a versão comercial para o relacionamento com o cliente, bem como para exibir produtos e serviços e responder perguntas enquanto o consumidor realiza suas compras.
    Com o WhatsApp Business é possível criar um catálogo de produtos e serviços e usar ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder mensagens rapidamente.
    Se o seu negócio ainda não utiliza a versão comercial do WhatsApp, com certeza está perdendo uma grande oportunidade de divulgação. Se você pensa que o WhatsApp Business é apenas uma ferramenta de troca de mensagens, precisa conhecer alguns de seus benefícios:

    • Na versão comercial é possível inserir foto, horário de funcionamento, links e localização da empresa, fazendo com que o cliente tenha mais informações sobre o seu perfil;
    • A própria ferramenta possibilita a criação de produtos e serviços turísticos, além de ofertas e promoções;
    • Dentro da aplicação, você pode inserir fotos de cidades turísticas, opções de passeios, preços e cupom de descontos para serem enviados aos consumidores;
    • Mensagem instantânea automatizada para dar boas-vindas e apresentar a empresa a um cliente potencial, sem atraso e nem tempo de espera;
    • Integração da conta comercial do whatsapp com um chatbot, oferecendo respostas imediatas e de qualidade a quem solicitar informação.

 

 

  • CRM

    Resumidamente, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta com capacidade de armazenar todas as informações do seu cliente, como contato, compra, data da viagem, pagamentos e muito mais.
    Na verdade, a ferramenta oferece uma visão completa do relacionamento desse consumidor ao seu time de vendas.
    De forma prática, o CRM auxilia a gestão a oferecer um atendimento diferenciado e personalizado ao cliente, entendendo seus hábitos, preferências de destino e de hospedagem, passeios mais interessantes para esse perfil, entre outras experiências. Algumas opções no mercado são a Bitrix24 e a Zoho.

     

     

  • DAM

    De forma geral, Digital Asset Managers (DAM) ou Gestão de Ativos Digitais são ferramentas que possibilitam o gerenciamento de todo o arquivo audiovisual de um atrativo ou destino turístico. Gerenciar todo o acervo promocional de pode ser muito difícil para os gestores e por isso, os DAMs ajudam diretamente nesse processo. É possível centralizar, criar etiquetas e promover o conteúdo para demais interessados, muitas vezes de forma automática. Materiais para imprensa podem ser acessados sem a necessidade de contato direto com os gestores. Alguns exemplos são o Monday e o Bynder.

     

     

  • DMS

    Destination Management System (DMS) ou Sistema de Gestão de Destino, é um conjunto de ferramentas que monitora e gera dados sobre todo o turismo de uma região. Isso significa que o sistema permite acesso a informações estratégicas, desde o planejamento da viagem do turista até os comentários realizados pós-viagem. Além disso, possibilita disponibilizar informações ao turista e transações a partir de reservas de serviços.
    Os dados do sistema são alimentados por diversos fornecedores e parceiros, criando um ambiente completo de informações.
    Portanto, é essencial que todos os participantes e usuários do DMS tenham consciência de seu papel na alimentação e uso dos dados, fazendo com que os objetivos de desenvolvimento do destinos sejam alcançados de forma conjunta. Algumas empresas que trabalham com essas soluções são a Lemax e a SimpleView.

Como vimos, as ferramentas digitais vieram para facilitar a gestão de do setor de turismo, trazendo mais oportunidades de negócio, já que você consegue estar a par de tudo o que acontece nos seus processos, produtos e serviços.

Adotar tais aplicações facilita a gestão, oferece informações para a tomada de decisão e melhora as condições de trabalho sua e de toda a equipe. Se você ainda não utiliza ferramentas digitais, é melhor apressar o passo. Afinal, você está perdendo tempo, dinheiro, vendas e a confiança do turista.

 

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Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Acredito que todo destino pode utilizar ferramentas de inovação e criatividade para que o turismo seja desenvolvido de forma responsável e sustentável. Muitas vezes, as soluções para os problemas de informação de um destino podem ser resolvidas com baixo custo e de forma autodidata. Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento e pesquisador visitante na Cátedra UNESCO em tecnologia de informação e comunicação para o turismo sustentável, na Suíça. Membro da International Federation for IT and Travel & Tourism (IFITT) e do corpo editorial do Journal of Tourism Futures, além de criador do site Turismo e Inovação.com. Sobre o Turismo Spot: Excelente espaço de discussão e conhecimento sobre os mais diversos temas relacionados à uma boa gestão para o turismo. Parabéns pela iniciativa e sucesso ao Turismo Spot!